sábado, 28 de fevereiro de 2015

Lista de Exercícios de C++: 21 a 30

Lista de Exercícios de C++: 21 a 30
  • Receba a altura do degrau de uma escada e a altura que o usuário deseja alcançar subindo a escada. Calcule e mostre quantos degraus o usuário devera subir para atingir seu objetivo, sem se preocupar com a altura do usuário.
As vezes o programador passa mais tempo para entender e planejar a solução do programa do que fazendo o programa. A questão acima, pelo menos dois colegas não souberam o que é que estava sendo pedido. Então fiz a seguinte imagem para entenderem a questão.

 Pronto! Com a imagem se pode saber o que é que a questão quer. Utilizando os degraus da escada, quantos degraus serão necessários para se atingir tal altura? Assim fica fácil de deduzir que é só dividir a altura total pela altura do dos degraus. Se, o usuário digitar que a altura a ser atingida é de 1000 cm, e que cada degrau tem 20cm, é só dividir por 1000cm por 20cm.


 A expressão: qtdDegraus = ((queroSubir*100)/alturaDegraus); que atribuirá à variável qtdDegraus o resultado da multiplicação da quantidade de metros a subir (variável queroSubir) pela divisão do valor da altura de cada degrau. A multiplicação por 100 é para transformar o valor do metro em centímetros e então dividir pela altura de cada degrau que é dado em centímetros.

Faça um programa para converter uma letra maiúscula em letra minúscula. Use a tabela ASCII.
 O que é a tabela ASCII? - Na década de 60, a necessidade de padronização levou ao ASCII (código padrão americano para troca de informações). A tabela ASCII contém 128 números atribuídos aos caracteres correspondentes. O ASCII permite que os computadores armazenem e troquem dados com outros computadores e programas. O texto com formato ASCII não contém informações de formatação, como negrito, itálico ou fontes.

Olhe a tabela ASCII acima. Eu marquei a letra A em MAIÚSCULO e a letra "a" em minúsculo.  A letra em maiúscula tem o valor de 65, enquanto a letra em minúsculo tem o valor 97. Se é para converter a letra em minúsculo para maiúsculo, a operação é de subtração; se é para converter de maiúsculo para minúsculo a operação é de soma.

Veja assim: a letra A=65, se somado mais 32 será igual a 97. E, o número 97 na tabela equivale à letra a em minúsculo. Já a letra B, será 66+32=98. E, se olhar a tabela acima, 98=b. A operação contrário também funciona: 97-32=65. E 65 equivale a letra A em maiúsculo. Veja o código abaixo:


Como é que este código funciona? O compilador vai interpretar a variável como um número somado com 32. E como a variável é do tipo "char" vai retornar o valor do bit e seu equivalente na tabela ASCII. Para fazer a operação inversa, converter de minúsculo para maiúsculo é só trocar o sinal de mais (+) para o sinal de menos (-)  .
Faça um programa para ler um numero inteiro, positivo de três dígitos, e gerar outro
numero formado pelos dígitos invertidos do numero lido. Exemplo:


Numero Lido = 123
Numero Gerado = 321.

 

 


A lógica acima é simples, porém, para o programador iniciante, complicado de se chegar a esta solução.


O código acima faz o seguinte:
1- divide o número por 100, e guarda na variável centena;
2- A variável número muda de valor, e passa a conter o número digitado e depois de dividido por 100, o resto vai para a variável. Exemplo: se for digitado 854, divide por 100, o que dá 8x100=800, o resto é 54. Assim, a variável NUMERO passa a valer este número;
3- A variável dezena, recebe o conteúdo da variável e divide por 10;
4- A variável unidade pega o último número, e divide por 10, e guarda o resto na variável número;

Pronto. Isto foi suficiente para separar os número. A exibição final é só mero arranjo.

  • Leia um numero inteiro de 4 dígitos e imprima 1 dígito por linha.

Esta questão é semelhante à anterior, porém, com outra solução, nesta solução, a divisão é feita sempre por 10, e o resto é armazenado nas variáveis. A solução segue o seguinte padrão:

1- A variável "quinto" recebe o valor do que o usuário digitou em valorUsuario dividido por 10, e o resto é que vai para a variável. Neste caso, quinto recebe o valor da unidade;
2- A variável valorUsuário muda de conteúdo. Ela passa a conter o número digitado dividido por 10;
3- isto se repete até pegar todos os números e lista-os em ordem inversa do que foi feita a operação de divisão e pegando o resto.

  • Leia um valor inteiro em segundos, e imprima-o em horas, minutos e segundos.

A questão é bem esta mesmo. Está numa formação estranha. Eu penso que deveria ser "leia um valor inteiro, e imprima-o em horas, minutos e segundos. E foi isto que fiz. no código acima. É simples o código, mas para o iniciante serve para fixar o conhecimento de variáveis, tipos de variáveis, bem como é útil para desenvolver o raciocínio lógico.

Por outra, tem estudante que sequer sabe quantos segundos tem uma hora. Nestes momentos é que se aprende e vê vários e muitos eventos diferentes da matemática e do cotidiano.


Faça um programa que leia o horário (hora, minuto e segundo) de inicio e a duração, em segundos, de uma experiência biológica. O programa deve resultar com o novo horário (hora, minuto e segundo) do termino da mesma.



Implemente um programa em C que calcule o ano de nascimento de uma pessoa a partir 

de sua idade e do ano atual.






Faça um algoritmo que calcule a media ponderada das notas de 3 provas. A primeira e a segunda prova tem peso 1 e a terceira tem peso 2. Antes de o usuário entrar com as notas do aluno ele deve entrar com o numero de matricula do aluno. Ao final, mostrar a matricula do aluno juntamente com a sua media e indicar se o aluno foi aprovado ou reprovado. A nota para aprovação deve ser igual ou superior a 60 pontos.


Escreva um programa que leia as coordenadas x e y de pontos no R2 e calcule sua distancia da origem (0; 0). 





Três amigos jogaram na loteria. Caso eles ganhem, o premio deve ser repartido proporcionalmente ao valor que cada deu para a realização da aposta. Faca um programa que lê quanto cada apostador investiu, lê o valor do premio, e escreve quanto cada um ganharia. 



    Para o código ficar em uma imagem pequena eu utilizei nas linhas 7,9,11 e 14 DOIS comandos na mesma linha. Observe que há o comando cout, e depois do ponto-virgula, existe outro comando o cin >>.





    quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

    Lista de Exercícios de C++: 11 a 20


    • Leia o valor do raio de um círculo e calcule a área do círculo correspondente. Imprima o
      resultado dessa operação. A área do círculo é ( pi * raio2), considere que pi vale 3:141592.


    • Sejam a e b os catetos de um triângulo, onde a hipotenusa é obtida pela equação: hipotenusa = raiz de a2 + b2. Faça um programa que receba os valores de a e b e encontre o valor da hipotenusa através da equação. Imprima no final o resultado dessa operação.

    Para a solução desta questão utilizei um novo include que é #include <math.h> que incluirá na compilação a biblioteca que me permite entre outras funções matemáticas, utilizar a sqrt(). A função sqrt() calcula a raiz quadrada de um número. No programa acima, ela irá calcular a raiz quadrada dos números digitados na variável A e na variável B.

    • Leia a altura e o raio de um cilindro circular e imprima o volume do cilindro. O volume de um cilindro circular é calculado por meio da seguinte formula: V = pi * raio2 * altura, onde = 3:1416.

    • Faça um programa que possa entrar com o valor de um produto e imprima o valor tendo em vista que o desconto foi de 12%

    Programar computadores inevitavelmente implica em ter que saber criar, fazer, manipular expressões matemáticas, elaborar fórmulas matemáticas.

    Observe no código acima uma característica da linguagem C++ em que você pode declarar uma variável em qualquer parte do programa.

    • Receba o salário de um funcionário, calcule e imprima o valor do novo salário, sabendo que ele recebeu um aumento de 25%.


    • A importância de R$ 780.000,00 será dividida entre três ganhadores de um concurso. Sendo que da quantia total:
    1. O primeiro ganhador receber´a 46%;
    2. O segundo receberá 32%;
    3. O terceiro recebera o restante;
    4. Calcule e imprima a quantia ganha por cada um dos ganhadores.

    Observações:
    1- Um novo include foi utilizado neste código: #include <iomanip>. Com ele, é possível trabalhar a exibição de casas decimais. Veja na linha 15 o comando cout << setprecision(2); que indica que os números terão obrigatoriamente 2 casas decimais;
    2- Na exibição dos resultados, há a indicação de que os números devem ser fixed, o que aplica a configuração do setprecision(2);
    3- No calculo do primeiro e segundo prêmio, a expressão primeiro=(premio*0.46) também poderia ser escrito da seguinte maneira: primeiro=(premio*46)/100. Mas, se você optar pela simplificação, o processador não fará uma outra operação matemática.
    • Uma empresa contrata um encanador a R$ 30,00 por dia. Crie um programa que solicite o numero de dias trabalhados pelo encanador e imprima a quantia liquida que deverá ser paga, sabendo-se que são descontados 8% para imposto de renda.

    Observações:
    1- A questão diz 8%. E a variável foi declarada como ir=0.08, isto é o que quer dizer 8/100. O símbolo %, para muitos que ignoram esta informação é isto: pegue este número e divida por 100. Assim, 8% equivale a 0.08.
    2- setprecision(2) aplica a formatação do número em duas casas decimais; e o << fixed << variavel aponta para a variável que receberá a fixação das casas decimais;
    3- A função setw(12) usada no código acima é utilizado para inserir 12 colunas em branco à esquerda do número, e a formatação da exibição ficará alinhada.
    • Faça um programa que leia o valor da hora de trabalho (em reais) e numero de horas trabalhadas no mês, e imprima o valor a ser pago ao funcionário, adicionando 10% sobre o valor calculado.

    Observações:

    1- Observe as declarações de variáveis no código: a variável salário foi declarada (na linha 17) e também, o seu conteúdo recebe o resultado da operação =sBruto+(sBruto*acrescimo);
    2 - Não é aconselhável, mas, esta expressão poderia ser utilizada em cout <<, como está na linha 22 em que é calculado o valor do acrescimo.
    3- A questão apresenta 10% como acréscimo. Aonde está os 10%? Na variável acréscimo = 0.01!

    • Receba o salário-base de um funcionário, calcule e imprima o salário a receber, sabendo-se que esse funcionário tem uma gratificação de 5% sobre o salário-base. Além disso, paga 7% de imposto sobre o salário-base.

    Observações:
    1- No código acima tem o bloco de declaração de variáveis. Eu sempre tenho usado a declaração local das variáveis, ou seja, as variáveis tem sido declaradas dentro da função principal, o main();
    2- As variáveis declaradas antes do main(), são chamadas de variáveis globais;
    3- As variáveis declaradas dentro do main(), são chamadas de variáveis locais, e só tem utilização dentro deste main();
    • Escreva um algoritmo para criar um programa de ajuda para vendedores. A partir de um valor total lido, mostre:
    1. O total a pagar com desconto de 10%;
    2. O valor de cada parcela, no parcelamento de 3 x sem juros;
    3. A comissão do vendedor, no caso da venda ser a vista (5% sobre o valor com desconto)
    4. A comissão do vendedor, no caso da venda ser parcelada (5% sobre o valor total)


    Observações:
    1- A declaração de variáveis neste código estão em dois blocos. O primeiro tipo é o mais indicado para os iniciantes em C++; 
    2- O segundo bloco de variáveis não é tão utilizado para os iniciantes, mas, é possível usar este tipo de declaração de variáveis.

    segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

    Lista de Exercícios de C++: 1 a 10

    • Faça um programa que leia um número inteiro e o imprima, então leia um número real e
      também o imprima.
    • Peça ao usuário para digitar três valores inteiros e imprima a soma deles.
    • Efetue a leitura de um número real e imprima o resultado do quadrado desse número.
     
    • Leia um número real e imprima a quinta parte deste número.
    • Efetue a leitura de três valores e apresente como resultado a soma dos quadrados dos
      três valores lidos.
    •  Leia quatro notas, calcule a média aritmética e imprima o resultado.
     
    • Leia um valor em real e a cotação do dólar. Em seguida, imprima o valor correspondente em dólares.
    • Leia um número inteiro e imprima o seu antecessor e o seu sucessor.


    Observação: no código acima, é utilizado apenas uma variável do tipo inteiro. Você pode, se quiser utilizar mais de uma variável. Você poderia ter feito assim:

    int umNumero, antecessor, posterior;
    cout << "\n Digite 1 numero inteiro: " ;
    antecessor = umNumero-1;
    posterior = umNumero+1;
    cout << "\n O numero digitado foi: " << umNumero;
    cout << "\n O numero antecessor: " << antecessor;
    cout << "\n O numero posterior: " << posterior;
    • Leia um número inteiro e imprima a soma do sucessor de seu triplo com o antecessor de seu dobro.

    A complicação deste é entender o que é a questão exige. Você tem que pegar um número inteiro qualquer, então, calcular este número multiplicado por 3 e somado mais 1; em seguida, pega este mesmo número, multiplica por 2, e do valor obtido, subtraia 1; encontrado os valores do triplo, e do dobro, some este números. Exemplo:

    Pega o número 5. O triplo de 5 = 15, mais 1: Obtém-se 16: "sucessor de seu triplo"
    Pega o número 5. O dobro de 5 =10, menos 1: Obtém-se 9: "antecessor de
    seu dobro." Por fim 16+9=25.

    • Leia o tamanho do lado de um quadrado e imprima como resultado a sua área.



    Você quer os códigos destes exercícios?

    domingo, 22 de fevereiro de 2015

    5 exercicios de C++ para você ver como é que faz!

    Um dos segredos para se aprender a programar e que é exigido à exaustão nos cursos é a resolução de exercícios propostos pelos professores. É requisito básico também sofrer para aprender. Não é minha opinião, e tão pouco, é de meu consenso. Penso o contrário. Penso que para aprender a programar, você terá mais facilidade se tiver acesso aos códigos de quem já sabe programar, e entender como é que ele chegou àquela lógica e solução.

    Para isto, veja abaixo 5 exercícios de programação resolvido em C++ utilizando o Dev-C++ no Windows 8.1 de 64 bit. Estes exercícios reforça o conhecimento básico de variáveis, tipos de variáveis, operadores matemáticos (somar, diminuir, subtrair, dividir) expressões matemáticas (a+b(a*b))/100).

    Certos exercícios passados em sala de aula para o professor é coisa simples, fácil e muitos professores, SUPERESTIMA a capacidade dos alunos, e então, relega a explicação de ações simples e básicas para o iniciante. Abaixo nestes exercícios eu exibo a questão, explicarei como alcançar o objetivo, e mostrarei o código.

    1) Escreva um algoritmo para ler um valor  digitado pelo usuário no teclado e escrever na tela o seu antecessor. 

    Nesta questão acima, a ideia é fazer com que você saiba declarar variáveis de inteiro, e dominar os seguintes comandos:
    • cout << , que é o comando que é utilizado para escrever mensagens na tela;
    • cin >>  que é comando usado para solicitar a digitação de dados pelo teclado;
    A lógica da solução deste algoritmo poder ser a seguinte:

    - Digite um número inteiro:
    - Depois que o usuário digitar um número, usar o comando cout << para exibir o (numero-1);

    Veja a imagem do código:

    Observação: Se fosse sugerido também a exibição do número posterior, teria de acrescentar um linha cout <<  assim:

    cout << "\n O numero posterior: " << (umNumero+1);
    Isto, e somente isto é suficiente!

    Se quiser mudar mais você pode mudar o programa para exibir o número digitado, o anterior e o posterior, e o código ficaria assim:
    cout << "\n O numero digitado foi: " << (umNumero);
    cout << "\n O numero anterior: " << (umNumero-1);
    cout << "\n O numero posterior: " << (umNumero+1);
    Isto é simples, mas, para quem está começando no mundo dos códigos, e que não se sabe como é que faz, isto pode ser considerado sem solução.

    2) Escreva um algoritmo para ler as dimensões de um retângulo (base e altura), calcular e escrever a área do retângulo.

    A lógica da solução deste exercício exige de você, pelo menos um conhecimento básico de matemática quanto ao calculo de áreas de retângulos.  Se obtém o total da área de um retângulo multiplicando o valor de sua altura pelo valor de sua largura. Ou seja a fórmula é: area = altura * largura.

    Tendo isto em mente, você já tem que pensar em quantas variáveis e de que tipo de variáveis você vai precisar. Então é só seguir o raciocínio. Uma variável para a altura, uma variável para a largura, e uma variável para o total da área.

    Veja o código:


    A variável "area", a linha 16 podem ser removida, se você utilizar o seguinte comando na linha 18:
    cout << "\n A area toltal do retangulo: " << (altura * largura);

    3) Faça um algoritmo que leia a idade de uma pessoa expressa em anos e escreva a idade dessa pessoa expressa apenas em dias. 

    A lógica deste algoritmo é a seguinte:
    - Digite a sua idade;
    - Você já viveu "x" dias;

    Uma variável do tipo inteiro é suficiente para este código. Veja a imagem do código abaixo:



    Além desta solução, você poderá, por exemplo, adicionar uma CONSTANTE com "ano" valendo 365 dias, e então, a expressão de calculo ficaria assim: (idade * ano).

    Você também poderia acrescentar uma variável dias e fazer o calculo assim: dias = (idade * 365) em seguida usar um cout << dias;

    4 - Escreva um algoritmo para ler o salário mensal atual de um funcionário e o percentual de reajuste. Calcular e escrever o valor do novo salário.

    Neste exercício você tem que elaborar mais um pouco. Mas, tenha em mente que as variáveis serão do tipo float. Terá que ter uma variável para saber qual é o valor do salário; uma variável para pedir o valor do percentual de aumento; uma variável para o novo salário.

    Assim ficaria a entrada de dados;

    - Digite o valor do salário atual;
    - Digite o valor do percentual de aumento;

    O calculo do novo salário envolve o seguinte raciocinio:
    - Salário multiplica o valor de aumento e divide por 100;
    - O resultado desta conta, será somada com o valor do salário atual para se ter o valor do novo salário.

    Veja o código:


    Na linha 23 do código acima, eu inserir (novoSalario-salario) para calcular o valor do aumento para ter uma prova de que o percentual do aumento equivale ao total acrescido.

    5 -Escreva um algoritmo para ler o número total de eleitores de um município, o número de votos brancos, nulos e válidos. Calcular e escrever o percentual que cada um representa em relação ao total de eleitores.

    A lógica é a seguinte: variáveis do tipo inteiro os votos, brancos e nulos, e variáveis do tipo float para os  percentuais referenciados.

    Então fica assim:
    - Qual o valor total dos votos?
    - Qual o valor dos votos em brancos?
    - Qual o valor dos votos nulos?
    - O total de votos válidos e os percentuais serão calculados.

     Exemplo: Se o total dos votos são 120 e o total de brancos = 12, e o total de nulos = 12, o total de válidos será (120-12-12)= 96.

    O calculo do percentual dos votos será obtido com uma regra de 3 simples, que será os (votosBrancos*100)/100 afinal é só olhar como ficaria a armação da regra de 3:

    120 total de votos = 100%         logo: 12 x 100
    12   total de brancos =  x                       120

        perBrancos = (votosBrancos*100)/totalVotos;
        perNulos = (votosNulos*100)/totalVotos;

    O calculo dos votos válidos utilizarei apenas uma linha de comando: cout << totalVotos-brancos-nulos. E poderia ter uma variável do tipo inteiro que receberia o valor assim: votosValidos=(totalVotos-brancos-nulos).

    Observação: Não irei fazer nenhum controle de verificação do tipo: total de brancos e nulos maior do que total de votos, que é algo que poderia ser exigido na questão, mas, não foi.

    Veja o código abaixo:


    No código acima não tem, por exemplo, o percentual dos votos válidos. Se fosse necessário calcular o percentual dos votos válidos, o calculo deveria ser feito assim.

    1- acrescentar outra variável float: perValidos;
    2- inserir o calculo do percentual. Para isto, primeiro deve-se obter o valor dos números de votos validos, que no caso é obtido com a subtração do total de votos, dos brancos e nulos. Assim, se obtém o valor dos válidos; depois, este valor será multiplicado por 100 e dividirá pelo total dos votos;


    Veja o novo código:


    Faça mais e mais exercícios. E outro detalhe importante: você tem que dominar ou pelo menos gostar de matemática, raciocínio lógico, e outra matérias exatas para encontrar certas respostas.

    Aviso sobre este blogue!

    O objetivo deste blogue não é, e nem tem como ser, uma referência no C++. Eu não sou programador. Sou estudante autodidata, de C++ e de outras linguagens de programação. Tenho dificuldades enormes em fazer códigos e desenvolver rotinas.

    No entanto, acredito que a repetição, a insistência em fazer algo me fará conhecer mais e melhor o conteúdo. Não sigo nenhum manual, nem sou mestre, nem doutor em programação. Sou apenas mais um estudante que irei utilizar a técnica de escrever o que sei, para reforçar o conhecimento que já adquirir do assunto.

    Não é uma apostila. Não é um curso. Não é livro. E, tão pouco estarei preocupado em seguir uma lista de conteúdo. Não tem índice também, não! Vou seguindo o conteúdo que tenho que ler, estudar, entender, e então vou escrevendo para fixar o conteúdo.

    Por outra: Este blogue é uma maneira que utilizo para reproduzir o que entendi do assunto do título. E só! Vou reproduzir alguns exemplos de exercícios que irei resolver. Se o código funcionar, será o código que estará certo, não necessariamente é o código último do assunto.

    sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

    Como usar os operadores matemáticos em C++

    A linguagem C++ é bastante rica no quesito operadores. Há operadores de atribuição e os aritméticos que são os mais utilizados. Os operadores em C++ segue, e não poderia ser diferente, o que é estabelecido para os operadores já conhecidos.


    Operadores Aritméticos C++
    TipoOperadorSintaxe
    Adição+a + b
    Subtração-a - b
    Multiplicação*a * b
    Divisão/a / b
    Módulo(resto)%5 % 2 (resulta 1)
    Atribuição=Atribui valor a uma variável


    Como é que usa estes operadores em C++? Corriqueiramente se usa nos recursos em que são necessário o uso de cada um deles. 
    Observe o código abaixo, onde acontece o uso do operador de somar (+).


    Neste exemplo acima, as variáveis são definidas e cada uma delas recebem seus valores. A variável varX vale 10; a varY vale 100; a varZ vale 1000; a variável "resultado" vale 0 (zero). Na linha 9, a variável "resultado" é alterada para o valor da soma das três variáveis, que são varX, varY e varZ ou seja, 10+100+1000 = 1110. Depois de compilado e executado o código acima retorna o seguinte:



    Observe o código abaixo, onde acontece o uso do operador de subtração (-).




    Neste exemplo acima, as variáveis são definidas e cada uma delas recebem seus valores. A variável varX vale 10; a varY vale 100; a varZ vale 1000; a variável "resultado" vale 0 (zero). Na linha 9, a variável "resultado" é alterada para o valor da subtração entre as três variáveis, que são varX, varY e varZ ou seja, 1000-100-10 = 890. Depois de compilado e executado o código acima retorna o seguinte:



    Observe o código abaixo, onde acontece o uso do operador de multiplicação (*).



    Neste exemplo acima, as variáveis são definidas e cada uma delas recebem seus valores. A variável varX vale 10; a varY vale 100; a variável "resultado" vale 0 (zero). Na linha 9, a variável "resultado" é alterada para o valor da multiplicação entre as variáveis, que são varX, varY ou seja, 100*10= 1000. Depois de compilado e executado o código acima retorna o seguinte:



    Observe o código abaixo, onde acontece o uso do operador de divisão (/). Observe que diferente dos exemplos acima e anteriores, o tipo de variável utilizada é do tipo inteiro, no entanto, ao fazer divisão, as variáveis adequadas e que devem ser utilizadas é do  tipo float, pois, a divisão entre números, nem sempre ocorre de o resultado ser um número inteiro.


    Neste exemplo acima, as variáveis são definidas e cada uma delas recebem seus valores. A variável varX vale 10; a varY vale 100; a variável "resultado" vale 0 (zero). Na linha 9, a variável "resultado" é alterada para o valor da divisão entre as variáveis, que são varX, varY. Ou seja, 100/10= 0.1. Depois de compilado e executado o código acima retorna o seguinte:

    O operador de resto (%) deixo para explicar noutra oportunidade, quando mostrarei como utilizar este operador para, por exemplo, determinar se um número é par ou se ele é impar.

    quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

    Variáveis básicas e simples do C++: int, float, double, char, void

    Muitos que desejam aprender fazer programas de computadores desistem por não entender o que são as variáveis, e a importância delas. O assunto: Variável é essencial em TODA e QUALQUER linguagem de programação. 

    Não tem como aprender a fazer programas de computador sem saber trabalhar, sem saber manipular os diversos tipos de variáveis. Outro conteúdo essencial e que você tem que dedicar tempo, talento e esforço considerável são os operadores matemático associado aos elementos lógicos.

    O que é uma variável?

    Uma variável em C++ é a reserva de um pedaço da memória RAM do seu computador. Então, quando você declara variável x, o hardware do seu computador recebe a instrução de reserva daquele pedaço.

    Em C++, todas as variáveis devem ser reservadas antes de serem utilizadas. No entanto, as variáveis podem ser declaradas ou reservadas em qualquer parte do programa.

    Existem 5 tipos básicos de variáveis que você pode usar. As variáveis têm os seguintes tamanhos, que são medidas em bit e em byte e podem armazenar o conteúdo do tamanho da reserva. Veja a tabela abaixo em que apresento o tipo de variável e a representação de bits e o valor em bytes.

    Todas as vezes que você declara uma variável, o programa tem permissão de utilizar da memória RAM de seu computador estes espaços abaixo.



    Para que são utilizadas as variáveis?

    Para o estudante iniciante, saber isto é fácil, mas, muitos ficam sem saber pra que é que serve, e como é que usa as variáveis. Então para esclarecer isto, proponho o seguinte. Fazer um programa simples em que é perguntado:

    - Qual é o ano atual?
    - Em que ano você nasceu?

    E, em seguida é apresentado a idade da pessoa.

    Neste caso sugerido, a informação do ano atual, é um número inteiro; a informação do ano em que a pessoa nasceu também é um número inteiro. E calcular a idade da pessoa é resolvido com a uma conta de subtração que é: (ano atual menos ano de nascimento). Veja abaixo a imagem do programa criado no Dev-C++;



    Outro exemplo. Você tem que calcular o valor do salário de um funcionário com as seguintes informações.

    - Qual o valor da hora trabalhada?
    - Quantas horas na semana o funcionário trabalhou?
    - Qual é o total a receber?

    Neste caso, o valor das horas é medido com um tipo de número diferente. É um número que tem uma parte inteira, e uma parte em fração. Por exemplo, o valor da hora pode ser 12.60. Neste caso, o tipo de variável deve ser diferente. E, também, o valor total que será obtido, poderá ser um número inteiro MULTIPLICADO por um número não inteiro. Veja o exemplo do programa abaixo:




    Observe que a declaração de variáveis em C++ segue o seguinte padrão: primeiro você digita o tipo da variável; depois você digita o nome da variável. Você não pode fugir deste padrão. Se fizer diferente, não vai funcionar.

    Saiba mais:
    O comando cout << utilizado nos exemplo, é usado para exibir a mensagem que está entre aspas na tela do computador. 
    O comanto ; (ponto-e-virgula) em cada uma das linhas indica que é ai que acaba este comando. Nenhum comando pode ficar sem o seu ponto-e-virgula final.
    O comanto cin >> utilizado nos exemplo, é usado para SOLICITAR AO USUÁRIO que ele digite algo, que seja um número, uma palavra, uma frase, etc e tal;

    Os comandos cout << e cin >> só funcionam no C++ se a linha primeira contém a instrução: #include <iostream>.

    Nomes de variáveis

    Os tipos já estão exibidos na tabela lá em cima no texto. Mas, os nomes das variáveis tem regras. 
    1- Não pode ser maior do que 32 no total de letras e elementos permitidos;
    2- Não pode ter espaço; ou seja, não pode criar uma variável assim: "número de horas";
    3- Letras maiúsculas e minúsculas são diferentes; assim, uma variável, por exemplo: Letra é diferente de letra;
    4- Existem pelo menos 63 palavras que não podem ser utilizadas como nome de variáveis; por exemplo, você não pode criar variáveis com os nomes dos comandos do c++. Por exemplo, você não pode criar uma variável assim: float float=0.0; pois, float é uma das palavras reservadas.

    Variáveis do tipo char

    Por fim, eis abaixo um exemplo em que utiliza-se variáveis do tipo: char, char[10], int e float. Não é complicado de entender. O que há de diferente é o char[10], que é facilmente entendido da seguinte forma: 1 variável do tipo char com 10 posições. Ou seja, eu posso escrever uma palavra de até 10 letras nesta variável do tipo char[xxx], mas, neste inicio de estudos, não é possível nestes 10 espaços, inserir um espaço em branco.