quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Variáveis básicas e simples do C++: int, float, double, char, void

Muitos que desejam aprender fazer programas de computadores desistem por não entender o que são as variáveis, e a importância delas. O assunto: Variável é essencial em TODA e QUALQUER linguagem de programação. 

Não tem como aprender a fazer programas de computador sem saber trabalhar, sem saber manipular os diversos tipos de variáveis. Outro conteúdo essencial e que você tem que dedicar tempo, talento e esforço considerável são os operadores matemático associado aos elementos lógicos.

O que é uma variável?

Uma variável em C++ é a reserva de um pedaço da memória RAM do seu computador. Então, quando você declara variável x, o hardware do seu computador recebe a instrução de reserva daquele pedaço.

Em C++, todas as variáveis devem ser reservadas antes de serem utilizadas. No entanto, as variáveis podem ser declaradas ou reservadas em qualquer parte do programa.

Existem 5 tipos básicos de variáveis que você pode usar. As variáveis têm os seguintes tamanhos, que são medidas em bit e em byte e podem armazenar o conteúdo do tamanho da reserva. Veja a tabela abaixo em que apresento o tipo de variável e a representação de bits e o valor em bytes.

Todas as vezes que você declara uma variável, o programa tem permissão de utilizar da memória RAM de seu computador estes espaços abaixo.



Para que são utilizadas as variáveis?

Para o estudante iniciante, saber isto é fácil, mas, muitos ficam sem saber pra que é que serve, e como é que usa as variáveis. Então para esclarecer isto, proponho o seguinte. Fazer um programa simples em que é perguntado:

- Qual é o ano atual?
- Em que ano você nasceu?

E, em seguida é apresentado a idade da pessoa.

Neste caso sugerido, a informação do ano atual, é um número inteiro; a informação do ano em que a pessoa nasceu também é um número inteiro. E calcular a idade da pessoa é resolvido com a uma conta de subtração que é: (ano atual menos ano de nascimento). Veja abaixo a imagem do programa criado no Dev-C++;



Outro exemplo. Você tem que calcular o valor do salário de um funcionário com as seguintes informações.

- Qual o valor da hora trabalhada?
- Quantas horas na semana o funcionário trabalhou?
- Qual é o total a receber?

Neste caso, o valor das horas é medido com um tipo de número diferente. É um número que tem uma parte inteira, e uma parte em fração. Por exemplo, o valor da hora pode ser 12.60. Neste caso, o tipo de variável deve ser diferente. E, também, o valor total que será obtido, poderá ser um número inteiro MULTIPLICADO por um número não inteiro. Veja o exemplo do programa abaixo:




Observe que a declaração de variáveis em C++ segue o seguinte padrão: primeiro você digita o tipo da variável; depois você digita o nome da variável. Você não pode fugir deste padrão. Se fizer diferente, não vai funcionar.

Saiba mais:
O comando cout << utilizado nos exemplo, é usado para exibir a mensagem que está entre aspas na tela do computador. 
O comanto ; (ponto-e-virgula) em cada uma das linhas indica que é ai que acaba este comando. Nenhum comando pode ficar sem o seu ponto-e-virgula final.
O comanto cin >> utilizado nos exemplo, é usado para SOLICITAR AO USUÁRIO que ele digite algo, que seja um número, uma palavra, uma frase, etc e tal;

Os comandos cout << e cin >> só funcionam no C++ se a linha primeira contém a instrução: #include <iostream>.

Nomes de variáveis

Os tipos já estão exibidos na tabela lá em cima no texto. Mas, os nomes das variáveis tem regras. 
1- Não pode ser maior do que 32 no total de letras e elementos permitidos;
2- Não pode ter espaço; ou seja, não pode criar uma variável assim: "número de horas";
3- Letras maiúsculas e minúsculas são diferentes; assim, uma variável, por exemplo: Letra é diferente de letra;
4- Existem pelo menos 63 palavras que não podem ser utilizadas como nome de variáveis; por exemplo, você não pode criar variáveis com os nomes dos comandos do c++. Por exemplo, você não pode criar uma variável assim: float float=0.0; pois, float é uma das palavras reservadas.

Variáveis do tipo char

Por fim, eis abaixo um exemplo em que utiliza-se variáveis do tipo: char, char[10], int e float. Não é complicado de entender. O que há de diferente é o char[10], que é facilmente entendido da seguinte forma: 1 variável do tipo char com 10 posições. Ou seja, eu posso escrever uma palavra de até 10 letras nesta variável do tipo char[xxx], mas, neste inicio de estudos, não é possível nestes 10 espaços, inserir um espaço em branco.




Nenhum comentário:

Postar um comentário