quinta-feira, 14 de maio de 2015

C++ exemplos de uso do comando For(...)

Este blog é uma maneira que tenho de fixar os conteúdos que estudei. Se você não tem o hábito ou não tem tempo para estudar, aprender, e fixar os conhecimentos, você certamente será escravo da releitura, reaprendizagem, e da circulo vicioso de ter que fazer e refazer as tarefas. Eu sigo a tradição antiga de repetir, repetir, repetir até que eu saiba e mesmo passando algum tempo, ainda saberei o que fiz.

No campo dos estudos dos algoritmos, da programação, os iniciantes sempre se deparam com perguntas do tipo: como uso isto? e como é que isto funciona? Como é que isto é usado no dia a dia do programador?

Exemplo de pergunta que já me fizeram: Como é que faz para usar o comando for (...), e para que serve o for (...)? Demonstre o uso do for (...) para mim. 

Eis abaixo exemplos de for (...).

O comando for (...) é denominado de comando de repetição. É o que todo manual de programação diz. Para quem tá começando os estudos de C++ não fica claro a ideia do que é, e como é que faz.Pra que é que serve o comando for (...) Veja estes exemplos:

Exemplo 1: Faça um algoritmo que mostre os números de 1 até 10 na tela.

Este é um exemplo de que você pode usar o comando for (...)  para repetir uma instrução xis vezes. Veja o código abaixo.

O programa é simples e faz isto somente isto: vai repetir a instrução: cout << "Numero ...: " até, ou melhor, enquanto a variável numero for menor ou no máximo seja igual a 10. 
  • O programa faz a 1ª vez. A variável número vale 1; escreve a frase "Numero ...: " e repete o valor da variável número; 
  • O programa repete 2ª vez. A variável número vale 2; escreve a frase "Numero ...: " e repete o valor da variável número; 
  • E repetirá enquanto a variável número seja menor que 10 ou no máximo que a variável número seja igual a 10.

Exemplo 2: Usando uma variável para determinar a quantidade de vezes que o comando for, repetirá;


Neste exemplo acima, se observa que a variável "quantasVezes" é introduzida num dialogo com o usuário. O algoritmo pergunta ao usuário "quantas vezes" ele quer repetir a estrutura que está marcada no quadrado azul. Óbvio que para você testar este código, você coloca números pequenos (3, 4, 5) para saber se de verdade, o programa repete a quantidade de vezes que você digitou.

Assim se você responder à pergunta "Quantas vezes repetir?" com 10, o comando for (...) vai começar a contar em 1, e vai repetir as instruções até o valor que você digitou para a variável "quantasVezes".

Veja o exemplo que fiz, logo abaixo, em que eu respondi 5, e o programa repetiu 5 vezes para eu digitar o nome, e 5 vezes pediu para eu digitar uma idade.

Quantas vezes repetir? 5
Digite seu nome: Maria
Digite sua idade: 12

Digite seu nome: Joao
Digite sua idade: 14

Digite seu nome: Pedro
Digite sua idade: 54

Digite seu nome: Quesia
Digite sua idade: 34

Digite seu nome: Katia
Digite sua idade: 32


--------------------------------
Exemplo 3: Usando o comando for (...) de dois em dois

Neste exemplo acima, o código instrui a começar a variável número em zero; vai repetir enquanto a variável número, não for igual a 100, ou enquanto a variável número for menor do que 100; e a variável número será acrescida de 2 todas as vezes que o comando for (...) executar; Por lógica, a primeira vez, número=0; a segunda vez, número=2; depois 4, 6, 8... e vai repetir até 100, que é o número máximo =100

Exemplo 4: Usando o comando for (...) diminuindo como uma contagem regressiva.

Não muda muita coisa não. Só muda o seguinte: a inversão dos valores da variável número; para contar de 1 até 10, se instrui o comando for(...) como: for(numero=1; ...; e quanto é para decrescer, coloca o número máximo na declaração: for(numero=10; ... E no final o sinal de menos;menos (--) para indicar, diminuir 1. Se exigir que se diminua 2, é só colocar dois ai assim: -=2

Exemplo 5: Usando o comando for (...) para calcular os termos de uma P.A

Para esta última eu tive que estudar a fórmula de P.A no site Educação.Uol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário